• As vantagens de ser invisível


    A algumas semanas lí e assisti As Vantagens de Ser Invisível, achei tanto o livro quanto o filme fenomenais, apesar de pela primeira vez na minha vida ter gostado mais do filme.

    A história é maravilhosa, conta as descobertas de Charlie, um garoto muito tímido, com problemas de relacionamento com outras pessoas.

    Tudo começa com o fato dele estar tentando superar, com a ajuda da sua família, a perda de sua tia em um acidente de carro quando ainda era criança, a culpa por achar que ela morreu por ele desejar sua morte devido aos abusos que sofria dela, e a recente morte de seu único amigo por suicídio, amigo este que nunca, em momento algum, chegou a conversar com ele sobre seus problemas. E para lhe ajudar, passa a escrever cartas a um estranho, contando tudo o que lhe acontece.

    Ele volta a escola, e não faz parte de nenhuma turma, vive isolado e sozinho. Porém durante uma aula acaba conhecendo Patrick, um garoto estranho, que adora a vida e curte adoidado, mas que na escola é visto como uma aberração.

    Durante um jogo, Charlie cria coragem e vai falar com Patrick, e assim acaba conhecendo também Sam, meia-irmã de Patrick por quem se apaixona.

    Os dois levam Charlie as aventuras da adolescência, festas, uso de drogas, descobertas no amor e no sexo, típico do que vemos sempre em filmes americanos. Mas esse tem um quê especial, ele retrata todos os problemas que Charlie tem de enfrentar, e as descobertas de um ponto de vista realmente humano e não superficial, mostra toda a sua timidez e dificuldade, e a evolução para se superar.

    Patrick é simplesmente um personagem lindo, cheio de vida, que não se importa com os julgamentos alheios, e vive intesamente, sem medo de falhar.

    Sam é doce e ao mesmo tempo forte, lutando sempre por seus sonhos e ainda ajudando os amigos.

    E Charlie é a encarnação da pessoa jovem que não sabe se relacionar e erra o tempo todo, aprendendo com os seus erros.

    O livro é todo das cartas de Charlie para o tal estranho, em nenhum momento deixa de seguir esse raciocíonio, o que achei muito interessante, foi o primeiro livro que lí dessa forma e adorei.

    E o filme, bem o que posso dizer, Logan Lerman está simplesmente de arrasar no papel de Charlie, ele soube encarnar e encenar tão bem o personagem que é impossível não sentir, não viver, não amar, não se confundir com ele durante o filme. Toda a complexidade do personagem, o fato dele esconder até o último momento os abusos que sofria da tia, ele realmente encantou no papel.

    Ezra Miller e Emma Watson também estão perfeitos, ele personifica muito bem o jovem gay que tem orgulho de ser quem é, e ela está simplesmente linda, mostrando toda a meiguice e determinação de Sam, até mesmo quando vacila em duas decisões e futuro.

    Eu super recomendo os dois e que todos tenham uma boa leitura e sessão pipoca ;-)

0 comentários: