• A Ascensão dos Nove

    -->
    Olá pessoal, como havia mencionado resolvi começar a escrever sobre os livros, filmes e séries que acompanho, assim sendo vamos começar :)

    Sei que vou partir não do princípio de uma série e sim já na sua metade, a verdade é que esse foi o último livro que li, irei comentar sobre os dois primeiros, porém como esse esta mais “fresco” na memória achei melhor começar por ele.

    A série é Os Legadosde Lorien, uma série por sinal bem interessante, apesar de ser mais para o público infanto-juvenil. O livro é o terceiro da sequência A Ascensão dos Nove.



    Vou começar por algo que simplesmente adoro nos livros e acho que deveria ser mais frequente porém pouco vejo nas publicações... a narrativa se mistura entre as personagens, temos em um momento a número Seis narrando o que lhe acontece e simultaneamente a número Dez fazendo o mesmo. Acho que torna a sequência tão fluída que facilita muito as pessoas imaginarem o que está acontecendo em todas as partes.

    Essa é minha opinião sobre a forma de escrita do autor, agora vou falar sobre o enredo...

    O livro começa com a fuga de Seis, Dez, Sete para a Índia ao encontro do que julgam ser mais um membro da Garde. Depois de uma viagem longa e perturbada de avião, já que temem qualquer barulho ou movimento achando que possam ser os mogs, elas finalmente chegam a Índia. Lá são obrigadas a enfrentar outros tantos problemas, pois aquele que buscam é visto com um deus para a comunidade local e ninguém tem permissão de chegar até o mesmo. Atravessam a cidade caótica, com trânsito bagunçado sendo chacoalhadas de um lado para o outro dentro do carro e ainda são atacadas por grupos contrários ao deus Vishnu até finalmente encontrá-lo, e descobrirem que ele é o número 8, e que tudo o que estão vivendo já foi previsto e se oculta em paredes de uma gruta na Índia.

    Porém, logo em seguida são atacadas por mogs e obrigadas a fugir usando uma pedra loralite escondida na Terra e um dos legados de Oito. Só que o destino acaba por separá-los, deixando Seis sozinha.

    Enquanto isso John (Quatro) e Nove seguem caminho até Chicago para se prepararem para o que está por vir. Mesmo querendo voltar para encontrar seu amigo Sam, John é obrigado a admitir que se planejar é a melhor forma de ajudá-lo, porém isso não vem de maneira muito fácil. Nove parece disposto a se vangloriar de seus poderes o tempo todo mostrando a John o quanto inferior ele é, e John com o seu orgulho ferido não aceita de bom grado, eles discutem e muitas vezes brigam até finalmente se acertarem e se entenderem tornando-se amigos. Juntos, descobrem também que o tablet deixado pelo pai de Sam na verdade é um mapa de localização que indica onde cada membro da Garde se encontra e onde cada pedra loralite foi deixada na Terra. Com o mapa em mãos, eles partem para o Novo México onde um deles está sozinho.

    Ao se teleportar com o poder de Oito expandido pela proximidade com a pedra, Seis vai parar no Novo México e se separa dos demais, passando sede, sofrendo de insolação e sozinha, ela segue andando até que esbarra em um Centro Militar do Exército Americano. E para sua infelicidade, os mesmos são aliados dos mogs, e ela acaba capturada e levada para a base. Lá reencontra Sarah, o grande amor de John e descobre que a mesma nunca os traiu, porém descobre também que Setrakus Rá, líder dos mogadorianos, já está na Terra e tem grandes poderes, porém o pior de todos é a capacidade de remover os legados dos lorienos, e ela fica sem os seus poderes para enfrentá-lo. Na luta que se segue, ela acaba derrotada e sem condições de se comunicar com ninguém.

    Sete, Oito e Dez, depois de diversas tentativas para chegar até o Novo México finalmente conseguem, e lá acabam encontrando John e Nove, uma batalha é travada com os agentes do exército americano até que conseguem alcançar a base onde Seis está presa e agora sub-julgada por Setrakus Rá. Todos acabam se envolvendo na luta de alguma forma com Setrakus, e quando todos acham que serão vencidos, pois estão sem os seus poderes, John descobre que uma de suas heranças, justamente a pedra que ele nunca soube para o que serviria é a salvação, ela bloqueia os poderes de Setrakus Rá e eles voltam a ter seus poderes, mas o líder alienígena foge ao perceber que a situação mudou de lado, o deixando vulnerável.

    Os membros da Garde de Lorien estão quase reunidos, e agora precisam apenas se fortalecer e aprenderem a lutar em conjunto, usando os seus poderes e suas heranças para destruírem Setrakus Rá e os mogadorianos e salvarem a Terra.


    O que achei do livro? Apesar de saber que não era o último, tinha essa sensação a cada parágrafo lido, Pittacus Lore simplesmente conseguiu envolver em cada linha, deixando sempre aquela sensação de quero mais, fiquei louca com vontade de saber como todos eles irão agora se entender e aceitar as diferenças para destruir o líder mogadoriano, e principalmente, estou rezando para que Sam Goode esteja vivo ainda. Eles ainda precisam encontrar o número Cinco que ao que parece está na América do Sul para finalmente lutarem com todas as forças, e dessa forma Sam ficará para segundo plano, mas vou continuar torcendo por ele.

    Sobre Sarah Hart, não havia gostado da personagem logo no princípio, achei ela vaga e sem conteúdo, como se fosse apenas um rostinho bonito para estar com o John, e continuo com essa impressão, mas vamos ver como ela se sai agora que a vestiram como uma grande guerreira, quem sabe essa impressão não mude?

    A leitura é bem fácil e apesar dos diversos filmes e livros sobre invasão alienígena, esse é diferente pois mostra um Estados Unidos como vilão, mesmo sendo enganados, mas como vilão, pois se aliam àqueles que pretendem destruir a Terra, e a única salvação vem justamente de outro povo alienígena, os membros remanescentes de Lorien que se escondem na Terra. Muda bastante aquela visão de que tudo e todos os EUA podem destruir. Se quer um livro que pode ser digerido em algumas horas eu super recomendo esse e todos os demais da série.

    Até a próxima pessoal, vou falar sobre os primeiros livros dessa série e de outros que já lí e que ainda vou ler :D

0 comentários: